O cenário do e-commerce está passando por grandes transformações devido às inovações trazidas pela inteligência artificial (IA). Segundo dados do Bard, plataforma de IA Generativa do Google, o mercado global de IA deve crescer cerca de 190 bilhões de dólares em 2024. A Data AI também prevê que os apps com IA generativa alcançarão 2,3 bilhões de downloads em 2024, um crescimento de 40% em relação a 2023.
Na recente Conferência Minas Gerais E-commerce Brasil 2024, Nícolas Fernandes, CSO da Social Digital Commerce, apresentou as principais tendências de como a IA está impulsionando a eficiência e personalização no setor. Entre as inovações destacadas estão a análise preditiva, que melhora a gestão de estoque e a previsão de vendas e a hipercustomização das plataformas, que oferece buscas e campanhas de venda mais personalizadas.
Os chatbots também estão evoluindo, proporcionando uma experiência de atendimento ao cliente mais natural. Além disso, a IA está sendo utilizada na aquisição de mídia, com plataformas como Google e Meta personalizando campanhas e otimizando tráfego.
A automação no e-commerce está em alta, especialmente em centros de distribuição, onde robôs inteligentes desempenham atividades de picking e movimentação de mercadorias. O comércio imersivo, que utiliza realidade virtual e aumentada, está transformando a experiência de compra online, com tecnologias como o Apple Vision Pro acelerando essa inovação.
Nícolas Fernandes enfatiza que a IA está presente em todo o processo do e-commerce, da execução à experiência do cliente, transformando fundamentalmente a forma como as empresas se conectam com os consumidores.