Como os supermercados têm melhorado a logística de seus negócios com tecnologia?

frota
Foto: Pixabay

Nos últimos anos, o setor de supermercados tem passado por uma transformação significativa em termos de otimização de processos e satisfação do cliente. Uma das principais áreas de avanço é a logística, que tem se beneficiado do uso de aplicativos de gestão para aprimorar as operações e melhorar a eficiência do negócio.

Com a crescente demanda dos consumidores por uma experiência de compra rápida e conveniente, os supermercados têm buscado maneiras de agilizar suas cadeias de suprimentos e aprimorar a logística interna. Dessa forma, o surgimento de aplicativos de gestão de logística permite que as empresas gerenciem melhor o fluxo de produtos desde o recebimento até a entrega nas prateleiras.

“Seja um supermercado de menor porte ou uma cadeia com vária lojas, transformar a logística em termos de eficiência é fundamental para a saúde dos negócios, pois existem tantos processos envolvidos no transporte de mercadorias que qualquer falha pode acarretar grandes prejuízos”, diz Victor Vilas Boas Cavalcanti CEO da Infleet, startup que desenvolve tecnologia para gestão de logística.

Telemetria e práticas conscientes

Segundo Victor Cavalcanti, uma das principais vantagens dos aplicativos de gestão de logística é a telemetria, que contribui para a segurança dos motoristas e passageiros. A partir dele, pode-se identificar possíveis riscos de acidentes e o modo de condução dos motoristas. 

Com uma gestão eficiente da telemetria, é possível aumentar a eficiência operacional da frota, reduzindo os custos com abastecimento e manutenção e garantir um melhor desempenho dos veículos. Isso porque a tecnologia ajuda a aprimorar a direção dos motoristas, como identificação de estilo de frenagens, curvas e acelerações, e a partir daí, ter um “Ranking de Motoristas”, a partir de uma cultura de condução econômica.

Integração das partes

Além disso, os aplicativos de gestão de logística permitem uma melhor coordenação entre fornecedores, armazéns e lojas. As informações são compartilhadas em tempo real, facilitando a comunicação e o planejamento de toda a cadeia de suprimentos. Isso permite uma reposição mais rápida e precisa dos produtos, evitando a falta de itens nas prateleiras a partir de um estoque mais eficiente, evitando excessos e garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo.

Assim, é possível manter tudo dentro do prazo e entender se existe alguma falha na cadeia de transporte e como isso pode ser evitado. 

Entregas eficientes

Outra forma pela qual os supermercados têm se beneficiado dos aplicativos de gestão de logística é a implementação de sistemas de entrega mais eficientes. Com o uso dessas tecnologias, é possível otimizar as rotas de entrega, reduzir o tempo de espera e aprimorar a pontualidade. Os aplicativos de gestão de frotas permitem uma visualização da em tempo real operação, proporcionando uma maior transparência, conforto e agilidade.

Sustentabilidade

Uma melhor gestão de logística também acaba fortalecendo a rede de fornecedores, e isso leva práticas mais sustentáveis, como encontrar locais que tenham práticas mais modernas desde a manufatura de produtos até a disponibilidade deles nas prateleiras dos supermercados, sendo um apelo importante para os consumidores, que visam não apenas produtos mais sustentáveis, mas empresas que se adéquam a esses protocolos.

Na prática

Cavalcanti conta como a tecnologia efetivamente ajudou um de seus clientes a reduzir custos e tornar processos mais eficientes com a logística.

A Rede Mix, grupo com 17 lojas em Salvador e Região Metropolitana, sendo 10 supermercados e 7 atacados, reduziu em 45% os gastos com manutenções corretivas com o Super App Infleet.

Inicialmente, a Rede Mix queria ter um acompanhamento melhor das suas métricas, para medir produtividade e qualidade dos motoristas, além de acompanhar mais efetivamente os serviços de abastecimento e manutenção dos veículos. Alguns dados já eram acompanhados pela empresa, mas ainda era preciso ter uma maior efetividade para buscar redução de custos. 

Assim, com o controle do monitoramento, abastecimento e manutenção a empresa pode realizar um melhor controle com mais análises e voltados para redução de custos. No final do ano de 2022, a demanda por entregas foi bastante alta e eles realizaram manutenções no começo de 2023.

Nos meses de fevereiro e março de 2023, foram 11 manutenções corretivas. Com o acompanhamento das manutenções preventivas, esse número reduziu para 6 durante os meses de abril e maio de 2023. 

Ou seja, houve uma redução de 45,45% no número de manutenções corretivas e 35,39% nos gastos financeiros.

“O caso da Rede Mix demonstra como a tecnologia, em um curto espaço de tempo, contribui para uma gestão de frotas mais eficiente, redução de custos e maior segurança, garantindo uma experiência de compra mais satisfatória em um ambiente cada vez mais competitivo e tecnológico”, diz Cavalcanti. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *