A Prefeitura de São Paulo anunciou que a cidade sediará a partir de 2024 o maior evento mundial de Internet das Coisas (IoT), o IOT Solutions Congress Brasil. O congresso, que acontecerá anualmente, terá foco em tudo o que conecta itens usados no dia a dia à internet, como eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e até maçanetas.
O evento é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a SP Negócios e o hub de cidades inteligentes iCities. Gigantes tecnológicas como o Google e a AWS, sistema de nuvem da Amazon, participarão do evento.
O prefeito Ricardo Nunes afirmou que o interesse da Prefeitura na área da tecnologia tem um objetivo único: cuidar das pessoas. “A tecnologia é importante para São Paulo de modo geral, mas é fundamental para gerar empregos, especialmente para a população entre 18 e 24 anos”, disse.
O secretário municipal de Inovação e Tecnologia em exercício, Humberto de Alencar, destacou que o congresso terá um formato único. “Terá a Prefeitura como protagonista e todas as suas secretarias e agências com grandes espaços de divulgação de suas ações, bem como ambientes para rodadas de negócios, discussões com o mercado e provedores de soluções inovadoras”, afirmou.
A cidade foi selecionada para sediar o evento por ser considerada a capital das capitais e o epicentro financeiro do Brasil. A versão internacional do IOT é realizada anualmente em Barcelona pela entidade Fira, detentora dos direitos do evento.