Um estudo realizado pela Consumer Reports trouxe à tona a amplitude do compartilhamento de dados realizado pelo Facebook com milhares de empresas. Os pesquisadores descobriram que, em média, os dados de cada um dos 709 voluntários que participaram do estudo foram compartilhados com 2.230 empresas. Além disso, um voluntário teve seus dados compartilhados com até 48 mil empresas.
A pesquisa utilizou o recurso “Baixe suas informações” do Facebook e constatou que os dados dos voluntários foram compartilhados com um total de 186.892 empresas. Essas empresas, ao utilizar a plataforma de publicidade da Meta, conseguem acessar informações pessoais e hábitos de compra dos usuários para direcionar anúncios personalizados.
O estudo destacou que a corretora de dados LiveRamp foi uma das principais empresas a obter dados dos voluntários, alcançando 96% dos arquivos do estudo. Grandes varejistas norte-americanas, como The Home Depot, Walmart e Amazon, também foram mencionados como destaque no compartilhamento de dados.
Apesar das revelações, muitas empresas envolvidas no compartilhamento de dados permanecem desconhecidas devido ao uso de registros complexos ou nomes genéricos. O porta-voz da Meta, Emil Vazquez, defendeu a prática de compartilhamento de dados, ressaltando as ferramentas de transparência oferecidas pela empresa para ajudar os usuários a entender e gerenciar o uso de suas informações.