Transferir a propriedade de um veículo diretamente pelo celular em poucos minutos marca uma nova fase de transformação no Detran-SP. A tecnologia aplicada à Transferência Digital de Veículos (TDV) representa a entrada do órgão na era da hiperautomação, como destacado durante o painel “Do Papel ao Pixel”, no AND Tech.
TDV abre caminho para a hiperautomação no Detran-SP
Desenvolvida com apoio da Prodesp, a TDV conecta múltiplos sistemas e elimina etapas manuais. A funcionalidade permite que, após quitar os débitos de infrações, motoristas resgatem seus veículos apreendidos de forma quase imediata. Esse modelo se expandirá para outros serviços do portal, como o novo app do Detran-SP e o atendimento digital via WhatsApp com apoio do Google.
Reconhecimento internacional e novos serviços no AND Tech
A TDV ganhou destaque global ao vencer o prêmio Gartner Eye on Innovation e conquistar reconhecimento nacional no Agilidade Brasil. Fábio Williams, executivo da Prodesp, explicou que a ferramenta se transformou em base para novos serviços como a liberação instantânea de veículos, que já está em fase final de testes.
- Leia também: Como funciona a internet 5G
TDV no centro das ações apresentadas no AND Tech
Durante o AND Tech, o público conheceu as próximas fases da TDV, que incluem integração ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), uso obrigatório por revendedores. A estimativa é que o serviço ultrapasse 120 mil usuários, com potencial de gerar grande economia.
Transformação digital impacta diretamente o cidadão
Com a TDV integrada ao app Poupatempo, os processos se tornaram mais ágeis e menos custosos. Desde março de 2024, foram 60 mil transferências digitais, com economia de R$ 20 milhões. Desse total, R$ 18,6 milhões retornaram diretamente ao bolso da população.