Suposto vazamento expõe 183 milhões de contas de e-mail, segundo o Have I Been Pwned

vazamento
Foto de Kit (formerly ConvertKit) na Unsplash

Um suposto vazamento de dados expôs 183 milhões de contas de e-mail do Gmail, Outlook e Yahoo, segundo o site Have I Been Pwned, que monitora ataques e incidentes de segurança digital. O vazamento, descoberto originalmente em abril de 2025, teve atualização recente com a identificação de mais 16,4 milhões de contas comprometidas. No total, os arquivos somam 3,5 terabytes e cerca de 23 bilhões de linhas de dados, contendo endereços de e-mail e senhas.

A plataforma explicou que programas chamados Infostealers infectaram computadores e capturaram credenciais de login e senha durante o uso de serviços como e-mails ou lojas virtuais. O criador do site, Troy Hunt, informou que outras empresas também sofreram impacto, mas não revelou os nomes. Especialistas destacam que o Have I Been Pwned é uma fonte confiável no monitoramento de vazamentos e que confirmar a origem exata de incidentes desse tipo depende de investigação direta das empresas envolvidas.

  • Fique por dentro das atualizações do Mapa da Web no X (antigo Twitter) e Instagram
  • O Google negou que o vazamento seja exclusivo do Gmail e classificou os relatos como incorretos, explicando que as informações decorrem de bancos de dados de credenciais roubadas em ataques diversos, e não de uma invasão direta aos servidores do Google. A Microsoft, dona do Outlook, e o Yahoo ainda não comentaram o caso.

    Recomendações para se proteger de vazamento

    Para se proteger, especialistas recomendam redefinir senhas, evitar reutilizar credenciais em diferentes sites e ativar a autenticação em duas etapas. Os especialistas recomendam o uso de gerenciadores de senhas e a criação de combinações longas e únicas, com letras, números e símbolos. E ativar chaves de acesso (passkeys), que utilizam biometria ou PIN em vez de senhas tradicionais. Além disso, é essencial desconfiar de links e e-mails suspeitos que tentem induzir o fornecimento de dados pessoais – técnica conhecida como phishing.

    Have I Been Pwned

    O Have I Been Pwned permite que qualquer pessoa verifique se o próprio e-mail foi afetado. O caso reacende o alerta sobre segurança digital e reforça a importância de práticas preventivas para proteger informações pessoais contra vazamentos e fraudes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *