Benefícios da proibição de celulares no ambiente escolar

whatsapp celular
Foto de Asterfolio na Unsplash

A discussão sobre o uso de celulares nas escolas ganhou força com a recente sanção da lei que restringe o uso desses dispositivos nas instituições de ensino básico. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrange escolas públicas e privadas.

De acordo com a lei, os alunos estão proibidos de usar celulares, tablets e outros dispositivos durante as aulas, intervalos e recreios. Há exceções para fins pedagógicos, sob orientação de professores, e para casos de emergência ou acessibilidade.

A decisão foi baseada em estudos que apontam benefícios da restrição, como redução de cyberbullying, maior concentração e melhora no desempenho acadêmico. Na França, por exemplo, a proibição reduziu interrupções em sala de aula e problemas relacionados a cyberbullying.

O governo federal terá 30 dias para regulamentar a nova norma, que será implementada no início do ano letivo de 2025. A medida alinha-se a práticas adotadas em outros países, como Canadá, México e Portugal, que já regulamentaram o uso de dispositivos eletrônicos em escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *