Falha em atualização da CrowdStrike impacta operações globais da Microsoft

Na manhã desta sexta-feira (19/07), a Microsoft emitiu um comunicado informando que todos os seus serviços foram afetados devido a uma falha no sistema da Azure, sua plataforma de computação em nuvem.

Entre os aplicativos afetados estavam o Teams, PowerBI e Fabric, que apresentaram instabilidade durante o período.

A origem do problema foi identificada como uma falha em uma atualização do sistema Falcon, uma ferramenta de segurança da empresa de cibersegurança CrowdStrike, usada pela Azure para detectar e monitorar possíveis invasões.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, esclareceu que a interrupção não foi causada por um ataque cibernético, mas sim por um defeito na atualização do sistema.

Apesar disso, clientes de diversas partes do mundo enfrentaram problemas de acesso aos serviços da Microsoft, conforme relatado pelo site Downdetector, que registrou um pico de reclamações na noite de quinta-feira (18/07).

Às 07h34, o site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava que havia 82 notificações dos usuários da Microsoft relatando problemas com login, website e finalização de compras

A Microsoft informou que alguns de seus serviços, como Microsoft Defender, Microsoft Defender para Endpoint, Microsoft Intune, Microsoft OneNote, OneDrive, SharePoint Online, Windows 365 e Viva Engage, já haviam voltado a operar normalmente até a última atualização da reportagem.

No entanto, a empresa orientou os clientes que ainda enfrentavam problemas a entrarem em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional.

O Mapa da Web entrou em contato com a Microsoft que enviou a seguinte nota:

“Hoje cedo, uma atualização do Crowdstrike foi responsável por derrubar vários sistemas de TI em todo o mundo. Estamos apoiando ativamente os clientes para ajudar em sua recuperação.”

A CrowdStrike, por sua vez, informou que estava ciente dos relatos de falhas e estava trabalhando para resolver a situação.

A interrupção teve um impacto significativo em escala global. O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) indicou que uma atualização ou configuração incorreta na empresa de segurança cibernética levou às interrupções tecnológicas.

Companhias aéreas dos Estados Unidos, como American Airlines, United e Delta, foram forçadas a paralisar todos os voos.

No Brasil, usuários relataram que aplicativos de bancos ficaram fora do ar, e bolsas de valores ao redor do mundo também enfrentaram problemas em suas operações.

A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global estava diretamente relacionado à falha em seu sistema.

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