Curitiba é a segunda melhor cidade do Brasil para startups

pinhão hub
Pinhão Hub de Curitiba - Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba foi novamente eleita a segunda melhor cidade do Brasil para startups, segundo o Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2024, divulgado pelo instituto israelense StartupBlink. Este é o quarto ano consecutivo em que a cidade ocupa essa posição, refletindo o crescimento constante do ecossistema de inovação Vale do Pinhão. O prefeito Rafael Greca destacou a importância desse reconhecimento, que se soma ao título de cidade mais inteligente do mundo de 2023.

O relatório analisa mil cidades de cem países, considerando o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios. Entre as cidades brasileiras, São Paulo ocupa o primeiro lugar, seguido por Curitiba e Rio de Janeiro. No cenário global, Curitiba subiu três posições em relação ao ano anterior, alcançando o 137º lugar. Na América do Sul, ficou em quinto lugar, atrás de São Paulo, Bogotá, Santiago e Buenos Aires.

O crescimento de Curitiba é notável também na indústria de Software como Serviço (SaaS), onde a cidade está entre as 100 melhores do mundo e ocupa a sexta posição na América Latina. Curitiba e Porto Alegre são as únicas cidades latino-americanas destacadas por suas iniciativas na indústria de Internet das Coisas (IoT). A capital paranaense também abriga três unicórnios: Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.

A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, parceira institucional da StartupBlink, foi reconhecida por suas iniciativas na promoção de ecossistemas inovadores. A gestão do prefeito Rafael Greca desde 2017 tem impulsionado vários programas e ações para fomentar o empreendedorismo e a inovação, como o Programa Curitiba, Cidade das Startups, os coworkings públicos Worktibas, a plataforma Invest Curitiba, o Pinhão Hub, o Programa Tecnoparque e o Programa Bom Negócio.

Além disso, Curitiba foi a primeira cidade do país a criar uma Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, e recentemente sancionou a Lei da Inteligência Artificial, estabelecendo diretrizes para o uso da IA na administração pública.

O relatório GSEI é uma referência internacional, avaliando os ecossistemas de startups com base em milhares de pontos de dados processados por um algoritmo que considera dezenas de parâmetros. A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação colabora com o levantamento, reforçando a posição de Curitiba como um importante hub de inovação no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *